17 de fevereiro de 2022 16:13

Prefeitura de Mucuri realiza mais 9 Cirurgias Laparoscópicas no Hospital São José de Itabatã

Nesta última quarta-feira (16/02), a Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São José de Itabatã, mantendo o cronograma das cirurgias de vesícula por videolaparoscopia, realizou mais nove procedimentos em pacientes de várias localidades do município de Mucuri.

A Laparoscopia ou Cirurgia Laparoscópica é uma via de acesso para cirurgias minimamente invasivas. A retirada dos cálculos por laparoscopia é feita através de pequenos orifícios no abdômen, permitindo uma recuperação fácil e rápida do paciente. A vesícula quando está doente ela produz cálculos no seu interior (litíase biliar ou “pedra na vesícula”) ou quando tem pólipos grandes ou em crescimento.

Na região, este serviço tem sido realizado por clínicas e hospitais particulares. Apenas os municípios de Teixeira de Freitas e Mucuri disponibilizam gratuitamente a realização deste tipo de cirurgia. Desde a implantação do serviço de intervenção operatória por videolaparoscopia para retirada de cálculo na vesícula, a Prefeitura de Mucuri já realizou dezenas de procedimentos, promovendo mais qualidade de vida aos cidadãos mucurienses que sofriam com esta enfermidade.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, destaca que o mais importante do oferecimento do serviço médico é manter a programação semanalmente para que os procedimentos continuem sendo oferecidos à população. “Quando conquistamos esse serviço inédito de Cirurgia Laparoscópica, implantada pelo prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (UB), o nosso maior comprometimento foi manter os atendimentos e a qualidade do serviço prestado”, disse.

E acrescentou: “Aliás, são cirurgias por vídeo, minimamente invasivas e com recuperação fácil e rápida, que são realizadas semanalmente, tanto que desde julho de 2021 que implantamos este novo serviço, já foram executados 75 procedimentos em pacientes com sofrimento de litíase biliar ou “pedra na vesícula”, uma doença que causa dores insuportáveis. Razão pela qual, trabalhamos pela manutenção da oferta destas cirurgias e a recomendação do nosso prefeito Robertinho, é que mantenha a rotina para não se haver a interrupção”, destacou o secretário Fernando Jardim.