23 de março de 2021 02:32

Prefeitura de Mucuri transfere de UTI Aérea de Itabatã para Salvador paciente acometida pela Covid-19

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu no início da tarde deste sábado (20/03), uma paciente em grave estado geral com aumento do esforço respiratório em uso de oxigênio. Ela estava internada na Ala da Covid do HSJ – Hospital São José de Itabatã, desde o início do mês de março e com o agravamento do seu estado de saúde foi preciso agilizar as condições para se conquistar uma UTI Aérea no intuito da sua transferência para uma unidade com maiores recursos em Salvador.

A UTI Aérea da Aviação Abaeté Linhas Aéreas, uma articulação junto à Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) em Itabuna, pousou no Aeroporto da Suzano, no distrito de Itabatã, às 14h05 e decolou às 15h10, mas no retorno a aeronave precisou fazer um pouso às 16h15 no Aeroporto de Ilhéus para reabastecer e decolou de volta às 16h45, pousando em Salvador às 17h40. A paciente Maria José de Jesus Santos, 65 anos, moradora do bairro São José Operário, no distrito de Itatabã, teve o exame confirmando a sua contaminação no dia 24 de fevereiro e no dia 3 de março foi internada no Hospital São José.

O marido dela, o senhor Benedito Pereira dos Santos, 71 anos, foi transferido nesta última sexta-feira (19) para uma unidade de UTI na cidade de Eunápolis. A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde adquiriu uma UTI Terrestre para fazer o seu transporte de Itabatã para Eunápolis. O senhor Benedito, que foi identificado como portador de insuficiência renal, foi acometido pelo novo coronavírus no dia 5 e no dia 7 de março foi internado.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, disse que o município tem feito todos os esforços e promovido todos os incentivos possíveis em favor das unidades de saúde do município, especialmente do Hospital São José de Itabatã para que a demanda na saúde pública não sofra nenhuma perda prematura e, que o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa (DEM) tem dado todo suporte necessário à Secretaria de Saúde para trabalhar e promover ações emergenciais, especialmente em combate ao avanço da Covid-19 no município.

“Devemos reconhecer com louvor o apoio que temos recebido do prefeito Robertinho que a todo momento nos monitora e nos determina ações surpreendentes para que possamos atender todas as demandas emergenciais do município. E mais uma vez tomamos a atitude de adquirir uma UTI Terrestre e uma UTI Aérea para a transferência desses dois pacientes de Itabatã, acometidos pelo novo coronavírus. Vivemos atualmente um momento ainda mais delicado e por isso em entendimento com o prefeito Robertinho, podem ser adotadas medidas mais duras em relação ao distanciamento social no município de Mucuri”, salientou Jardim.

O secretário de Saúde Fernando Jardim ainda alertou para as semanas críticas de contágio que virão por aí, dizendo, que, caso não haja um aumento nas medidas de isolamento social, as pessoas que devem ser internadas durante o pico em abril, vão se contaminar nessas duas últimas semanas de março em razão do relaxamento público de algumas cidades brasileiras e, que é preciso os municípios, os estados e a união se unirem neste momento e tomarem medidas severas para salvar o maior número de pessoas da contaminação.

Outra UTI Aérea

No último dia 14 deste mês de março, a Prefeitura de Mucuri já havia feito a transferência via UTI aérea, de uma criança de 1 ano e 7 meses, que teve cerca de 25% do corpo atingido por água fervente. O menino foi transferido para uma unidade especializada de queimados do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O avião pousou no Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, às 19h, onde uma ambulância do SAMU de Mucuri já estava com o pequeno Enzo Gabriel, sendo que logo em seguida o voo da vida partiu rumo à capital do estado.