26 de abril de 2023 07:03

Prefeitura de Mucuri ultrapassa 200 cirurgias de vesícula realizadas gratuitamente no Hospital São José de Itabatã

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São José de Itabatã, vem realizando de forma inédita procedimentos cirúrgicos de colecistectomias videolaparoscópicas – cirurgias de vesícula por vídeo – para a população. Este procedimento, menos invasivo do que a técnica aberta, possibilita uma recuperação mais rápida para o paciente.

Nesta última segunda-feira (24/04), foram realizadas mais 10 cirurgias. Os pacientes – homens e mulheres – deram entrada para internação pela manhã e receberam alta hospitalar na manhã desta terça-feira (25).

Desde a implantação desta iniciativa, em julho de 2021, mais de 200 cirurgias já foram realizadas com sucesso pelo Governo Municipal, todas custeadas com recursos próprios do município, uma vez que o SUS não cobre este tipo de procedimento.

As cirurgias são realizadas utilizando equipamentos de ponta e exigem profissionais altamente qualificados. Em clínicas particulares, cada procedimento custa entre R$ 12 a R$ 15 mil. No município de Mucuri, os cidadãos têm acesso a este serviço inteiramente grátis, sem custo algum.

A vesícula pode apresentar problemas como cálculos (litíase biliar ou “pedra na vesícula”) ou pólipos grandes ou em crescimento, causando dor intensa ao paciente. A doença ocorre com maior frequência na população feminina e em pessoas com mais de 40 anos, obesos, fumantes, pacientes com diabetes e colesterol elevado.

Os sintomas da pedra na vesícula incluem dor abdominal, icterícia, diarreia e fezes esbranquiçadas, urina escura, náuseas, vômitos e inchaço abdominal. É importante procurar um médico caso apresente algum desses sintomas.

Esta iniciativa faz parte dos esforços do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), em melhorar a qualidade de vida e a saúde dos cidadãos de Mucuri. A realização das cirurgias gratuitas reforça o compromisso do governo municipal em oferecer serviços de saúde de qualidade e acessíveis à população.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, é gratificante participar de projetos que melhoram a vida das pessoas e, a dedicação do prefeito Robertinho tem sido determinante para que a saúde pública de Mucuri continue avançando.

“É com enorme satisfação que fazemos parte da equipe do prefeito Robertinho, que tem realizado investimentos significativos em tratamentos e procedimentos inéditos no município de Mucuri. Esses avanços na área da saúde têm impactado positivamente a vida de muitos cidadãos e suas famílias, proporcionando alívio e esperança a todos que necessitam de cuidados médicos”, enfatizou o secretário Fernando Jardim.

E acrescentou: “A cada sorriso e expressão de gratidão que vemos nos rostos dos pacientes e familiares, temos a certeza de que estamos no caminho certo, trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Essa sensação de dever cumprido e de poder fazer a diferença na vida das pessoas é extremamente gratificante. Me orgulho em colaborar com a gestão do prefeito Robertinho e, juntos, continuaremos buscando melhorias e inovações para garantir um atendimento digno e eficiente à nossa comunidade”, concluiu Jardim.