12 de maio de 2023 21:37

Prefeitura Municipal entrega à população uma moderna Clínica Municipal de Fisioterapia em Mucuri

Numa cerimônia de inauguração no início da noite desta sexta-feira (12/05), o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), ao lado da primeira dama Lucimara Souto Figueiredo, do vice-prefeito Vanderlei Rezende Figueiredo (UB), do presidente da Câmara Xandão Seixas (PSC), do secretário de saúde Fernando Jardim, da coordenadora da unidade Soraia Rocha Campelo, vereadores, secretários municipais, equipe técnica da clínica, servidores do município e à população – inaugurou as instalações de uma moderna Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri, a primeira unidade pública do gênero na história do município e uma das modernas do interior do Estado, e trata-se do primeiro espaço dedicado e exclusivo para o atendimento fisioterapêutico, prestado pelo poder público municipal. O equipamento fica situado na Avenida Nova Viçosa, no centro da cidade de Mucuri.

Antes os pacientes precisavam se deslocar para outras cidades da região ou dos estados vizinhos do Espírito Santo e Minas Gerais em busca do serviço ou pagar no mercado de saúde particular para se conseguir acesso a serviços ligados à fisioterapia motora, pós-operatória, neurológica e respiratória. Em passado recente, algumas administrações contratavam os serviços por meio de empresas prestadoras. Agora o município conquistou a sua própria Clinica de Fisioterapia, aliás, serão duas unidades, a de Mucuri que acaba de ser inaugurada e que custou aos cofres do município o valor de R$ 183.429,31 na obra de reforma da edificação e aparelhamento, e a outra é na Avenida Marieta Gazzinelli, no distrito de Itabatã, orçada inicialmente em R$ 100.500,38 também com recursos próprios.

A Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri é composta por área de espera; sala de recepção para atendimento; instalações sanitárias femininas, masculinas e para pessoas com necessidades especiais; sala de avaliação infanto-juvenil com mesa e maca; sala de fisioterapia infanto-juvenil com três macas para atendimento; sala para avaliação de adultos com mesa de atendimento e maca; sala de fisioterapia adulto com três macas para atendimento, ao todo, são 7 salas de eletroterapia. A acessibilidade não foi esquecida: o acesso à edificação será através de rampas protegidas por corrimão e guarda-corpo.

O prefeito Robertinho, disse que o objetivo de construir as próprias Clínicas de Fisioterapia do Município de Mucuri é abranger as demandas e criar um espaço funcional e confortável para pessoas em processo de reabilitação. Com base em três tópicos principais: saúde, educação e lazer, o projeto buscará se aliar à criação de uma integração do paciente e proporcionar ambientes acessíveis, humanizados, espaços adequados e bonitos. Lembrando que Mucuri acaba de ganhar uma moderna estrutura toda nova e pronta para receber os pacientes com todo conforto e comodidade, tendo em sua estrutura profissionais qualificados para atender todos pacientes que necessitam de fisioterapia.

“A finalidade do projeto das clínicas foi proporcionar a construção de um local com humanização do espaço, flexibilidade e versatilidade, para a melhor cura do paciente. Cada Clínica de Fisioterapia contará com uma equipe especializada de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, instalações amplas e instrumentos modernos, além de uma academia de fisioterapia com todo equipamento necessário para realizar os tratamentos. Estamos entregando hoje um equipamento extremamente moderno que vai trazer um conforto incrível aos nossos usuários”, informa o prefeito Robertinho.

O vice-prefeito Vanderlei Rezende, disse que a beleza e a funcionalidade da clínica transformaram o ambiente em um equipamento histórico para o município de Mucuri em virtude da qualidade da obra, espaço, conforto e, isso demonstra o compromisso do gestor municipal em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes, priorizando e ampliando os serviços prestados pela saúde pública. “A unidade é linda, uma obra da melhor qualidade, uma estrutura física e profissional capaz de oferecer tratamento de qualidade e com disponibilidade de espaço à população usuária”, enfatizou o vice-prefeito Vanderlei Rezende.

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, explicou que o prédio passou por readequação total, com obras que qualificaram o local com os devidos preceitos arquitetônicos para que unidade possa acolher toda a estrutura da Clínica Municipal de Fisioterapia. Segundo o secretário Victor Augusto, os usuários do serviço encontrarão a partir de hoje um espaço moderno, confortável e bem localizado, o que garantirá um melhor atendimento à população, inclusive com espaços físicos divididos em: recepção, ginásio, triagem, clínica fisio, sala de eletroterapia, consultório, sala de pediatria, sala de reabilitação físico-monta, salas terapêuticas, banheiros adaptados, copa e vários outros espaços.

Para o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a 1ª Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri, é uma conquista que vai proporcionar a ampliação e a qualificação de atendimentos a essa demanda importante de assistência aos pacientes com sequelas respiratórias e físicas, além de estar alinhada ao compromisso de aprimorar a assistência especializada em saúde com equipamentos modernos e técnicas inovadoras. E que pacientes acamados e de fluxo rápido, contarão com aparelhos e equipamentos de alta qualidade para atender com excelência a população mucuriense, tudo de forma gratuita, com profissionais especializados.

“Tanto essa nossa Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri quanto a de Itabatã ainda em construção, nos chega totalmente equipada com diversos aparelhos e atenderá crianças, adultos e idosos, num ambiente que possibilite melhores resultados na reabilitação dos pacientes. Agora já temos uma unidade exclusiva para servir de forma humana a todos aqueles que vier a precisar do serviço de reabilitação fornecido pelo município. Isso tudo é feito em benefício da população e, sem dúvida, este foi um passo muito grande do nosso querido prefeito Robertinho que nos deixa muito feliz por saber que tudo foi planejado durante o início da gestão, onde foi pensado em como melhor servir o povo, e estamos conseguindo realizar este sonho no dia de hoje”, festejou o secretário de saúde Fernando Jardim.

Pular para o conteúdo