23 de novembro de 2022 07:00

Prefeitura Municipal inicia obras de pavimentação da Avenida Rio Mucuri no bairro Triângulo Leal em Itabatã

A Prefeitura de Mucuri começou as obras de pavimentação da Avenida Rio Mucuri, no bairro Triângulo Leal, na zona norte do distrito de Itabatã. A Avenida Rio Mucuri, no bairro Triângulo Leal, só possuía 376 metros de calçamento, mas a sua extensão urbana total é de 1.590 metros – o valor destinado para construção da obra é na ordem de R$ 1.009.008,32 oriundos de recursos próprios do Município de Mucuri e do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Para o início das obras de pavimentação das duas mãos da Avenida Rio Mucuri, a via antes recebe o trabalho de compactação do solo para não comprometer todas as camadas acima e finalmente a pavimentação intertravada de blocos de concreto, que consiste na utilização de peças pré-moldadas com algumas características específicas para esse tipo de instalação, pois permite uma pavimentação permeável, que faça o escoamento da água da chuva para o lençol freático de forma eficiente.

Para o secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, a pavimentação intertravada de blocos de concreto pode ser montada de forma simplificada e também desmontada. Tendo em vista que sua colocação pode ser feita de forma manual e sem a utilização de rejunte, por isso, caso seja necessário realizar algum tipo de obra no subsolo do local, é possível desmontar a pavimentação para a realização do serviço e remontá-la novamente e, além disso, ela possui característica antiderrapante e tem alta resistência ao desgaste e a ação de produtos químicos.

“A Avenida Rio Mucuri, é a principal via pública da região central do bairro Triângulo Leal e ela tem mão dupla, razão pela qual a obra traz uma pavimentação moderna com toda garantia de mais segurança, valorização imobiliária, bem-estar e conforto para motoristas e passageiros. O prefeito Robertinho, tem buscado inúmeras alternativas para melhorar a infraestrutura do município de Mucuri, realizando grandes obras de drenagem, macrodrenagem, pavimentos, simplesmente preparando o município para os próximos 30 anos. E na Avenida Rio Mucuri, é também o fim da lama e principalmente da poeira que incomoda e causa problemas respiratórios”, destacou o secretário de obras Victor Augusto.

Atualmente o município avança com as obras de drenagem, macrodrenagem, pavimentação e jardinagem da Avenida Espírito Santo, do lado oeste da BR-101, na região central do distrito, com 2,2 Km de extensão em mão dupla. Já Avenida Brasil do lado leste da Rodovia também está recebendo obras de pavimentação, com a mesma extensão e também possui mão dupla, cujo recursos iniciais investidos na obra são da ordem de R$ 766.760,89 oriundos de recursos próprios do Município de Mucuri e do Ministério do Desenvolvimento Regional.