05 de abril de 2022 16:42

Programa Saúde na Escola com ações preventivas para crianças chega a Ibiranhém

Uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e da Educação, proporcionou um momento com a oferta de serviços básicos junto à comunidade de Ibiranhém na última semana, na Escola Municipal Hernani Saúde Ribeiro. Entre as ações, houve uma conversa com os usuários com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção e cuidados para evitar o contágio da Covid-19, principalmente em ambiente escolar, já preparando para o retorno dentro do novo normal.

O Programa Saúde na Escola, foi instituído pelo Governo Federal como uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde. É voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública, porém nesta edição o convite foi estendido para toda comunidade, com a oferta de atividades organizadas e geridas pela equipe da Saúde, contando com apoio dos parceiros.

Pelo menos 10 ações foram desenvolvidas, como por exemplo aferição de pressão, glicemia, verificação do cartão de vacina e a vacinação, alimentação saudável, antropometria, saúde bucal, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, atividades de práticas corporais e orientações diversas com o médico Jorge Jahel, clínico geral.

De acordo com a enfermeira Kissila Saúde, responsável pela Unidade 008, no distrito de Ibiranhém, aproximadamente 60 pessoas participaram desta edição do PNE. “Foi ótima a adesão da população e isso mostra que a comunidade está envolvida com as questões diversas no cuidado em saúde, por isso, a expectativa da equipe é bastante positiva para os próximos encontros”, acrescentou a enfermeira.