14 de maio de 2022 15:06

Reunião Intersetorial discute estratégias para trabalhar a Campanha Maio Laranja em Mucuri 

Em reunião intersetorial com os representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Entidades e parceiros, a secretaria de Assistência Social de Mucuri realizou um encontro na Primeira Igreja Batista visando buscar estratégias para combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes. Participaram também deste encontro os vereadores André de Jesus Flores “André do Sindicato”, Carlos de Jesus Brito “Carlinhos da Ótica” e Ademar Amaral de Souza “Amaral”, além do secretário de Assistência Social, Nodje Walter Neiva Diamantino, equipe CRAS coordenada por Leonice Bittencourt, CREAS com a coordenadora Madalena Sperandio, Conselho Tutelar, Conselhos de Direitos e APAE. 

O dia 18 de maio é referenciado nacionalmente como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, e representa uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Em 2022, essa Lei completa 22 anos de existência e os defensores envolvidos conclamam a sociedade para que o enfrentamento seja constante, principalmente com ações e políticas públicas eficazes.  

Após a apresentação da Campanha e o lema a ser trabalhado neste ano, foram discutidas algumas estratégias para a construção do fluxo de encaminhamento intersetorial de proteção das crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual no município de Mucuri. 

No encontro, o secretário de Assistência Social comentou sobre a importância da união de forças em prol da garantia de direitos conquistados ao longo desses anos e, pontuando a responsabilidade da comunidade diante dessas famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, enalteceu o fortalecimento da rede intersetorial nesta ação. 

A Campanha Maio Laranja, nomeada “Faça Bonito” será trabalhada mais intensamente neste mês, entretanto, a equipe está realizando trabalhos de conscientização e ações práticas durante todo ano. 

 

Pular para o conteúdo