03 de outubro de 2021 02:17

Sábado de ação com vacinação para crianças e adolescentes em Mucuri

Neste sábado (02/10), aconteceu o “Dia D” da Multivacinação em crianças e adolescentes até os 15 anos de idade em todas as unidades de saúde da cidade de Mucuri e dos distritos de Itabatã e Taquarinha. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, realizará a Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 29 de outubro.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim, orienta ao público-alvo da campanha que procure as unidades durante a semana para atualizar os cartões de vacina e explica que toda campanha tem um “Dia D”, principalmente para conseguir atender a grande demanda, mas com a estrutura oferecida pela gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), a expectativa é que a vacinação e atualização das cadernetas aconteça de forma tranquila e sem intercorrências.

A supervisora técnica na Vigilância Epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde, Érica Lopes Ribeiro Marx, esclarece que um dos objetivos da multivacinação é oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, além de atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais, preocupação de toda gestão.

“Vacinamos muitos adolescentes com a Pfizer contra a Covid-19, além de colocar em dia as vacinas importantes como HPV (Vírus do papiloma humano), Difteria e Tétano, Meningite, Febre Amarela e Triviral (tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola). As crianças tiveram os cartões atualizados destacando-se os reforços de DTP (difteria, coqueluche e tétano), VOP (vacina oral contra poliomielite, doença que causa paralisia infantil), influenza, varicela dentre outras”, explica Érica Lopes, supervisora técnica da Vigilância Epidemiológica de Mucuri.

Isabela de Souza Santos, 9 anos, buscou a unidade da ESF-009 para se vacinar acompanhada da mãe Josinete de Souza Santos, que comentou da alegria com a chegada da vacina contra Covid-19 para o público mais jovem. Josinete ainda acrescentou que, ao saber que as unidades funcionariam o dia todo, tornou mais fácil sua organização e busca pela vacina, buscando logo cedo garantir a dose de esperança para a filha. A Secretaria de Saúde de Mucuri informa que durante a semana a vacinação acontece normalmente dentro do horário de funcionamento das unidades da Estratégia Saúde da Família.