20 de agosto de 2021 03:07

SAMU-192 treina seus socorristas das bases de Mucuri e Nova Viçosa

Visando uma capacitação para melhorar o atendimento à comunidade, os profissionais do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que atuam nas bases descentralizadas dos municípios de Mucuri e Nova Viçosa passaram por um treinamento durante esta última quarta-feira (18/08) que ocorreu no auditório do Hospital Municipal de Nova Viçosa, sediado no distrito de Posto da Mata. O evento foi denominado como “1º Encontro de Treinamento das Bases Descentralizadas do SAMU de Mucuri e Nova Viçosa”.

O treinamento de capacitação e aperfeiçoamento, foi ministrado pelos coordenadores, Ariane Ferreira Vieira, enfermeira de formação, pós-graduada em Urgência e Emergência, socorrista profissional, com experiência em Suporte Avançado de Vida e coordenadora da unidade descentralizada do SAMU-192 do município de Mucuri. E por Álvaro Sérgio Abreu Cangussú, enfermeiro de formação, pós-graduado em Urgência e Emergência, socorrista profissional, com experiência em Suporte Avançado de Vida e coordenador da unidade descentralizada do SAMU-192 do município de Nova Viçosa.

O treinamento iniciou com os coordenadores Ariane Ferreira e Álvaro Sergio, apresentando um slide, abordando o tema de PCR (Parada Cardiorrespiratória) e RCP (Ressusitação Cardiopulmonar), que em seguida abriu o tema para perguntas, onde foram esclarecidas várias dúvidas da equipe presente. Após a apresentação teórica, os socorristas deram prosseguimento à apresentação prática, onde todos os 12 socorristas presentes puderam exercitar e aperfeiçoar suas práticas e condutas.

De acordo com a enfermeira Ariane Ferreira, coordenadora do SAMU no município de Mucuri, o treinamento abordou, também, motivação da equipe e relação interpessoal. As discussões foram estruturadas em teorias e práticas, com simulação de situações do cotidiano, desde as rotinas internas, às normas que conduzem o atendimento qualificado. “Nosso foco é melhorar os serviços ao cidadão, por isso, estamos tratando sobre os procedimentos do dia a dia, que englobam o recebimento do pedido de socorro, o deslocamento e o atendimento da ocorrência no local do chamado”, explicou Ariane Ferreira.

Segundo o enfermeiro Álvaro Sergio Vale, coordenador do SAMU no município de Nova Viçosa, o treinamento tem como objetivo preparar e capacitar os socorristas para agir da forma correta em situação de emergência dentro em qualquer ambiente. Prestando os cuidados imediatos necessários evitando agravamento de estado de saúde da vítima até a chegada de assistência médica. “Estamos sempre nos aperfeiçoando para podermos executar um trabalho de qualidade e excelência em prol da sociedade. Pois nosso único objetivo é salvar vidas”, destacou Álvaro Sergio.

Para o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a maior beneficiada com esse treinamento é a sociedade, que passa a ter equipes mais preparadas para urgência e emergência. “O SAMU precisa estar sempre alinhado para atender as diversas situações, e por isso há uma preocupação da Secretaria de Saúde de Mucuri em ofertar atualizações, tanto para a base da Sede quanto para o distrito de Itabatã. Recebo recomendações diárias do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) no sentido de dar agilidade e qualidade a esse serviço que é de fundamental importância para salvar vidas”, ressalvou o secretário Fernando Jardim.

A capacitação aconteceu com aulas práticas de atendimentos de urgência e emergência de situações típicas de solicitações pela a regulação do 192. Oriundos da Unidade 09 do SAMU do município de Mucuri, participaram os seguintes profissionais: Ariane Ferreira Vieira, Christiane dos Santos Alves, Cláudio da Silva Figueiredo, Isaías Novaes Oliveira, Livanor Siqueira de Jesus, Vanderclaudia de Almeida Duarte e Vania Maria Lima.