09 de maio de 2023 07:00

SAÚDE MENTAL: Obra de construção da moderna sede do CAPS no Jardim Califórnia está em ritmo acelerado em Mucuri

O município está intensificando os trabalhos de construção da sede própria da unidade do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Mucuri para implementar os serviços de saúde mental. A obra de construção da moderna sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) está a todo favor, cuja unidade está sendo erguida ao lado da ESF e do CRAS na Rua Principal de acesso ao bairro Jardim Califórnia, na zona oeste da cidade de Mucuri.

O Centro de Atenção Psicossocial de Mucuri está sendo construído pela Prefeitura Municipal por meio de um convênio com o Ministério da Saúde com verbas do Governo Federal através da Caixa, cujo investimento é na ordem de R$ 1.198.141,57. O CAPS possui serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial, a finalidade da unidade é aumentar a assistência aos portadores de sofrimentos mentais, diminuindo as internações psiquiátricas fora do Município de Mucuri.

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), lembra que trata-se de mais um investimento da gestão municipal em procurar oferecer cada vez mais uma saúde de qualidade ao alcance de todos os mucurienses. Segundo ele, a nova Unidade irá proporcionar melhores condições para atender os pacientes e para que os servidores trabalhem em um lugar confortável. “um avanço extremamente importante para implementar as ações viabilizadas na saúde mental”, destacou.

O Centro de Atenção Psicossocial é uma instituição brasileira de atenção especializada em saúde com métodos para cuidar de afecções psiquiátricas, criada em 2002 pelo Ministério da Saúde em substituição aos hospitais psiquiátricos – antigos hospícios ou manicômios, cujo objetivo é promover o tratamento de pacientes portadores de sofrimento mental grave e persistente. O CAPS é na realidade, um serviço de portas abertas e está destinado a todos aqueles que, de alguma forma, convivem com o vício.

O prefeito Robertinho, esclarece que numa unidade do CAPS atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, serviços de atendimento multiprofissional, hospitalidade diurna, entre outros.

O acesso do paciente ao CAPS pode acontecer de forma espontânea ou através de encaminhamento das Unidades de Saúde. Depois do primeiro acolhimento, que se dá por consulta individual realizada por profissionais capacitados, um plano de tratamento é elaborado de acordo com a necessidade do usuário. Na nossa unidade Mucuri, vamos ter Médico Psiquiatra, Psicóloga, Enfermeira, Assistente Social, Técnica de Enfermagem e profissionais que auxiliam o acompanhamento, que inclusive, a participação familiar e comunitária é primordial durante o tratamento dos pacientes. A conquista desse novo espaço é um marco para o serviço da saúde mental de qualidade em Mucuri”, explicou o prefeito Robertinho.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Fernando Jardim, a construção da moderna Unidade do CAPS -AD se soma aos resultados positivos que o CAPS tem alcançado através das ações realizadas pela equipe de profissionais. “Nosso propósito é oferecer acolhimento, um bom tratamento às pessoas que merecem ser tratadas com respeito e dignidade. Em Mucuri, a saúde é tratada com prioridade, porque está relacionada à vida das pessoas”, pontua.

E acrescenta Fernando Jardim: “A cidade de Mucuri está ganhando um importante reforço para a garantia de uma vida mental saudável para a população, onde sua unidade contará com recepção, quatro salas de atendimentos médicos, salas para atividade coletiva, leitos femininos e masculinos, refeitório, área verde para socialização dos pacientes, três banheiros, sala de reunião, sala de multimídia, cozinha, banheiro externo e outros preceitos. A chegada da sede própria do CAPS é mais um avanço que acontece na área da saúde municipal, para que o CAPS funcione de forma harmônica e que todos tenham um atendimento humanizado e de qualidade. Este novo momento para o município demonstra o compromisso do prefeito Robertinho com o povo de nosso município”, disse o secretário Fernando Jardim.