05 de agosto de 2022 10:49

Saúde: Prefeitura de Mucuri realiza novo Mutirão Oftalmológico

A Prefeitura de Mucuri, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde uniram esforços em prol da saúde ocular dos cidadãos mucurienses que aguardavam a mais de 4 anos por uma cirurgia de catarata.

Nesta quinta-feira (04), mais de 300 pacientes realizaram procedimentos diversos, desde a triagem a exames e consultas gratuitas de oftalmologia para avaliação da necessidade das cirurgias, sendo 162 foram encaminhados para esse procedimento. Como também foi realizado o procedimento de limpeza de lente (capsulotomia) para os casos em que já havia sido realizada a cirurgia anteriormente.

Foram atendidos os pacientes dos distritos e povoados, como Itabatã, 31 de março, Belo Cruzeiro, Nova Brasília, Cruzelândia, Ibiranhém, Taquarinha, além da população dos Assentamentos e Mucuri sede, todos encaminhados para o mutirão com o transporte fornecido pela Prefeitura Municipal.

O secretário de Saúde, Fernando Jardim explica que o município de Mucuri mais uma vez avança na qualidade e agilidade aos atendimentos em saúde. “Queremos zerar a fila de espera para catarata em nosso município, e esse mutirão tem justamente essa proposta, de alcançar os pacientes com qualidade e presteza, para isso, montamos uma estrutura de horários diferentes para cada região, um espaço organizado para triagem e posteriormente para a realização das cirurgias”, destacou o bioquímico Fernando Jardim.

Logo pela manhã, antes de iniciar os atendimentos, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB) esteve na Unidade de Saúde – PSF005 – Ubirajara Batista de Melo no distrito de Itabatã, conversou com a equipe do mutirão e com os pacientes que aguardavam para serem atendidos. Explicou a dinâmica de organização, os esforços da gestão em proporcionar esse momento e os próximos procedimentos previstos.

“Sabemos que, se a catarata não for tratada o paciente pode até perder a visão, como aconteceu com alguns dos cidadãos aqui presentes, que aguardam por mais de 10 anos por uma cirurgia. Assim, seguimos com mais esse mutirão de cirurgias eletivas para devolver a possibilidade de viver normalmente, com sua visão restabelecida a todos esses pacientes já estavam sendo acompanhados nas Unidades de Saúde, com triagem e agendamento”, celebrou o prefeito Robertinho.

A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e a recuperação do paciente é bem rápida. Para tal, a Prefeitura de Mucuri disponibilizará um transporte que conduzirá os pacientes à cidade de Medeiros Neto neste sábado (06) para a primeira fase das cirurgias, arcando também com a doação dos colírios e óculos indicado para uso no pós-operatório.