08 de setembro de 2022 16:28

Saúde realiza ação com foco na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis

Orientações de prevenção ao contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, Hepatites B e C, feitos nesta quinta-feira (08), integram a programação do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE), no intuito de levar os serviços do equipamento para ações externas e mais próximas da população.

A ação “Extra Muros” foi realizada em frente à Caixa Econômica, no centro do distrito de Itabatã, contemplando gratuitamente os principais serviços do CTA, órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, na ocasião, composto por uma equipe multidisciplinar.

De acordo com a coordenadora do CTA, a enfermeira Sara Teles, ainda pela manhã foram atendidos 54 pacientes, sendo no total de 216 testes realizados, entre HIV, sífilis, Hepatites B e C. “Nós queremos reforçar a conscientização da população sobre a importância de utilizar os preservativos nas relações sexuais e da realização dos testes para diagnóstico das IST’s. Os casos identificados como positivos em algum teste nesta ação são acompanhados e tratados pela própria equipe do CTA/SAE”, explicou.

Diariamente os testes rápidos para IST’s podem ser realizados em qualquer uma das Unidades de Saúde da Família (USF) ou no CTA localizado na Avenida Rondônia nº 380, no centro de Itabatã, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. O CTA é referência em diagnóstico das IST’s, um equipamento que oferece acompanhamento com equipe multidisciplinar e dispensação de medicamentos.

Pular para o conteúdo