15 de dezembro de 2021 14:45

Secretaria de Assistência Social retomará projetos essenciais para crianças e jovens de Mucuri

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri está realizando a triagem de equipamentos antes utilizados em projetos do Serviço de Convivência realizados pelo Centro de Referência Social (CRAS) da cidade de Mucuri e do distrito de Itabatã. Tais atividades foram suspensas desde o surgimento da pandemia, como instrução de Portarias Federais.

A música é uma das ferramentas de transformação social e ela faz parte das propostas de integração da Ação Social, onde são ofertadas para crianças, jovens e adultos, as aulas com diversos instrumentos musicais. Além disso, essas atividades realizadas buscam desenvolver a convivência, o estabelecimento e fortalecimento de vínculos e a socialização, com foco na acolhida e na convivência familiar e comunitária, por meio de experiências lúdicas, discussões reflexivas, atividades sociopedagógicas, entre outras.

Diante dessa importância para a sociedade e individualmente ao crescimento dos usuários, o secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri, o advogado Nodje Walter Neiva Diamantino, cumprindo uma solicitação do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o ‘Robertinho’ (DEM), realizou a aquisição e o levantamento dos equipamentos disponíveis, bem como a manutenção adequada para que em breve os projetos possam ser retomados.

“O prefeito solicitou o retorno das ações sociais desenvolvidas na Secretaria ou a criação de novos projetos que contemplem os munícipes. Através do conjunto de boas obras, com a saúde avançando na imunização da população, podemos recomeçar com as atividades em grupo, buscando trazer o desenvolvimento, com todos em segurança”, comentou o secretário Nodje Walter.

Entre os equipamentos já disponíveis estão: 10 teclados, 10 pés de teclado, 06 violões, 27 flautas, 15 suportes para partituras e 01 caixa de bandinha contendo 20 instrumentos musicais, que vieram a se juntar aos 18 instrumentos de percussão e 24 baquetas.

Ainda de acordo com o secretário Municipal de Assistência Social de Mucuri, o advogado Nodje Walter, há uma possibilidade junto a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, para elaboração de um projeto que contemple músicos, aprendizes e demais setores para o ano de 2022. Com isso, o município proporcionará o entendimento sobre a parte teórica da música, englobando as noções básicas e conhecimentos sobre os instrumentos musicais, aprimorando as habilidades natas aos cidadãos mucurienses que tenham interesse em trabalhar com música ou apenas desenvolver-se na arte e na cultura em geral.