03 de março de 2023 16:17

Secretaria de Saúde de Mucuri inicia aplicação da vacina bivalente em idosos acima de 70 anos

A Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou em Mucuri/sede e distrito de Itabatã nesta semana a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 para a primeira fase de grupos, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, em que o imunizante contém cepas atualizadas e protege também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron.

A imunização deste público será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação, que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen) e do intervalo de 4 meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço. Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão SUS e a prévia consulta da oferta nas Unidades de saúde.

A supervisora técnica na VIEP na Secretaria Municipal de Saúde, Érica Lopes Ribeiro Marx, explica que “como as vacinas têm uma validade, o agendamento prévio é necessário para evitar prejuízos nesse lote do imunizante. Todas as UBS’s estão ofertando a vacina, porém o cidadão precisa confirmar antes se está disponível. Além disso é muito importante que o público-alvo compareça aos pontos de vacinação para receber a vacina, evitando as formas graves e internação pela Covid-19, afinal, a imunização é segura e a bivalente vem como uma forma definitiva de completar o esquema vacinal”, destacou.

A estratégia de vacinação se divide em 5 fases, nesta primeira serão vacinadas as pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores, idosos com idade igual ou superior a 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

De acordo com a VIEP, as próximas fases envolvem os demais grupos prioritários – definidos pelo Ministério da Saúde – como idosos entre 60 a 69 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde e deficiência permanente, de acordo com a chegada das novas doses.

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica, os Assentamentos ainda não iniciaram a vacinação com a dose bivalente, porque seguem um regime de agendamentos que será divulgado em breve.