27 de maio de 2022 01:46

Secretaria de Saúde disponibiliza grupos antitabagismo para quem deseja parar de fumar

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece tratamento contra o tabagismo aos pacientes que buscam se livrar desse vício, através de grupos de Terapia Cognitiva e Comportamental (TCC) às quintas-feiras a partir das 17h30.

Todas as unidades básicas de saúde estão orientadas a direcionar os pacientes ao grupo anti-tabagisto, na Unidade 001 – Gustavo Antunes Saúde, localizada na rua Almenara, bairro Aroeira.

O grupo consiste em um programa nacional de combate ao tabagismo, implantado no município para cessação do hábito de fumar, com a orientação profissional adequada, inclusive o acesso a medicamentos e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS).

De acordo com a responsável técnica do programa, a psicóloga Andréa Boges Najar, o objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. “São vários relatos emocionantes de pessoas que pararam de fumar e hoje têm mais qualidade de vida, melhoria no ambiente profissional e familiar”, acrescentou.

Para Maria Aparecida de Oliveira, fumante por quase 20 anos, sentiu a necessidade de acompanhamento médico para deixar o vício. Procurou a Unidade de Saúde e encontrou na equipe de profissionais o apoio necessário. “Está sendo uma experiência boa, pois desde que comecei a participar do grupo antitabagismo, há 1 mês, encontrei mais qualidade de vida que estão me ajudando a superar os desafios de abandonar o cigarro. Só quem vivência o vício sabe a dificuldade que é a sobriedade, por isso, sou grata por toda equipe e o grupo de apoio é extremamente importante”, relatou Maria.

A equipe de atendimento ao grupo anti-tabagismo é composta por uma médica, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêutico e psicóloga, que avaliam cada caso para destinar o tratamento pertinente. Sendo que, entre as práticas integrativas e complementares em saúde, a auriculoterapia tem sido uma grande aliada, atuando em sintomas desde a ansiedade aos efeitos colaterais da abstinência.

Já durante as psicoterapias, o grupo aprende sobre como o cigarro afeta a saúde, como são os primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para permanecer longe do fumo e os benefícios de uma vida sem o tabaco, bem como, os meios que cada indivíduo pode trabalhar a mente para lutar contra o vício, entendendo sentimentos e respostas do corpo.

O tabagismo é uma doença crônica causada pela nicotina e, atualmente o Brasil conta com 18,2 milhões de pessoas com a doença. O tabaco fumado causa até 90% de todos os cânceres de pulmão e é um fator de risco significativo para acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos mortais.

Os interessados em participar podem procurar a UBS mais próxima da sua casa em busca de maiores informações, ou na Unidade Gustavo Antunes Saúde na quinta-feira, a partir das 17h30.