07 de junho de 2022 23:44

Secretaria de Saúde realiza mutirão de glaucoma em Mucuri

O município de Mucuri avança no cuidado à saúde da população e na área da visão, nesta terça-feira (07), todos os pacientes da Sede e Assentamentos foram acompanhados, avaliados e passaram por consultas médicas através do Mutirão do Glaucoma.

Nesta ação, foram realizados os exames de campimetria, agendados para os pacientes já acompanhados na sequência de mutirões anteriores e, após a verificação da pressão intraocular, identificada a necessidade, os pacientes receberam gratuitamente o colírio adequado para a continuidade de seus tratamentos.

“Essa Ação da Secretaria de Saúde é muito importante, e vem buscando atender os pacientes com glaucoma e identificar outras situações em saúde da visão, realizando a entrega de colírios para os casos específicos, medicações de alto custo para o paciente e indispensáveis para o tratamento. Hoje foram aproximadamente 60 pacientes atendidos, isso representa maior comodidade a esses cidadãos, pois evita que saiam da nossa cidade para fazer os exames em cidades vizinhas”, explica o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim.

O glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente.

Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as manchas escuras no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente.

Nesta quarta-feira (08) e quinta-feira (09), a mesma ação do mutirão de glaucoma acontecerá no distrito de Itabatã, na Casa do Futuro, ofertando também o atendimento aos pacientes das comunidades de Taquarinha, Belo Cruzeiro, 31 de Março, Nova Brasília, Cruzelândia, São Jorge e Ibiranhém, todos encaminhados para o mutirão com o transporte disponibilizado pela Prefeitura Municipal.