22 de outubro de 2022 14:20

Outubro rosa: Mucuri passa a ofertar exames de mamografia no Hospital São José

Neste mês acontece a campanha “Outubro Rosa”, um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. O município de Mucuri, em comum ao restante do território nacional, realiza ações dentro desta campanha, em todas as unidades de saúde.

A principal forma de diagnóstico precoce ao câncer de mama é o autoexame, além disso, é de fundamental importância que as mulheres entre 50 a 69 anos façam a mamografia de Rastreamento, a cada dois anos, mesmo não apresentando sinais e sintomas nas mamas. Essas medidas favorecem o melhor prognóstico da doença, com tratamento mais efetivo e menor morbidade associada.

Neste sábado, 22 de outubro, mais uma vez a prefeitura de Mucuri oferta avanços nos serviços e atendimentos à saúde do cidadão. Em parceria com o Hospital São José de Itabatã, realizou o mutirão de mamografias, em primeiro momento com 30 pacientes atendidas.

De acordo com secretário Municipal de Saúde, o bioquímico Fernando Jardim, a expectativa é sanar a demanda reprimida e a grande fila de espera pelo exame de mamografia. “Essa ação representa o cuidado da prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB) com o cidadão mucuriense, que agora dispõe de uma ferramenta moderna para realizar seu exame no conforto e comodidade, sem necessitar ir a outras cidades em busca do atendimento. Com essa aquisição, os exames de mamografia serão rotineiros e diários no Hospital São José”, acrescentou.

AÇÕES CONTINUADAS NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Além desse marco na saúde do município de Mucuri, com a realização dos exames de mamografia, a secretaria de Saúde informa outras ações em alusão à campanha “Outubro rosa”, tanto em Mucuri/Sede quanto nas demais comunidades.

Em Ibirahém, distrito pertencente ao município de Mucuri, na quarta-feira (19), a UBS 08 realizou um mutirão de saúde para atender as mulheres em várias necessidades, dentre elas, exames com resultados rápidos para detectar anticorpos para HIV, Sífilis e hepatites.

O momento foi marcado pela palestra motivacional da psicóloga municipal Carla Andréa que abordou o tema: Climatério, finalizando com o sorteio de brindes e entrega de lembrancinhas.

A coordenadora Kissila Saúde destacou a importância em ver as mulheres participando desses momentos de acesso à informação e serviços gratuitos de cuidado à saúde feminina. Na oportunidade, parabenizou ao secretário de Saúde, Fernando Jardim e ao prefeito Robertinho, por toda atuação de proximidade e apoio à rede.

 

Pular para o conteúdo