10 de setembro de 2022 23:54

Vigilância Sanitária realiza Dia D da Vacinação antirrábica nas Unidades de Saúde de Mucuri e Itabatã

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária realizou neste sábado (10/09), das 08h às 17h, o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. Embora a campanha de vacinação tenha iniciado no dia 08 de agosto, o tutor que ainda não procurou as unidades de saúde para aplicar a dose de vacina no pet, tem até o final do mês de setembro para imunizar seus animais.

Com o sábado exclusivo para este atendimento, toda programação aconteceu dentro da normalidade, vacinando no PSF09 em Mucuri/Sede e no PSF05 em Itabatã, os animais a partir de 3 meses idade com a primeira dose.

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos, além de ser também uma forma de carinho e proteção para os animais de estimação e prevenção contra a raiva, que é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para o ser humano através do contato com animal infectado.

A transmissão ocorre quando há contato com a saliva de um animal doente, principalmente através da mordida. É uma enfermidade considerada fatal, visto que seu índice de letalidade chega perto dos 100%.

Procure uma das Unidades de Saúde ou a Vigilância Sanitária o quanto antes para proteger o seu animal de estimação.

Pular para o conteúdo