02 de abril de 2021 23:19

Webinário com artesãos marcou início do plano de ação da Secretaria de Turismo de Mucuri

“Qualificação sobre a base conceitual do artesanato brasileiro” foi o tema do webinário realizado na tarde desta última quarta-feira (31/03) pela Prefeitura de Mucuri através da SETUR – Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em parceria com a SETRE – Secretaria de Estado do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia através da Coordenação de Fomento ao Artesanato na Bahia e pela Fábrica Cultural nos polos Artesanais Territoriais.

O encontro online aconteceu para um público que transforma a matéria-prima através de uma ou mais técnicas na produção, predominante manual, de peças artesanais. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri conseguiu reunir cerca de 20 pessoas online e outros 18 artesãos e artesãs semipresenciais dentro de um auditório da própria Secretaria de Turismo, além de outros agentes do setor para assistirem as palestras e interagiram com os palestrantes da Coordenação de Fomento ao Artesanato na Bahia.

Secretária de Turismo e Cultura de Mucuri, Luzinete Souto

“O evento foi um sucesso e nos surpreendeu bastante pelo número de participantes e pelo interesse de cada um em se qualificar e integrar esta rede de valorização a arte do artesanato. Estamos iniciando um plano de ação com uma série de atividades em Mucuri, graças ao apoio incondicional do nosso prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM). Nossa proposta é promover uma qualificação cada vez mais especializada de artesãs e artesãos mucurienses e para isso acontecer, é necessário compreender sua identidade, as bases ancestrais na qual sua produção está inserida”, disse a secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, Luzinete Souto.

“A memória, tradição e cultura são aspectos basilares para desenvolver sentimentos de pertencimento. O seminário online do qual participamos se aprofundou nesta questão e na sua importância para a produção artesanal. As atividades fazem parte das ações de qualificação, promoção e comercialização do artesanato de Mucuri e têm por objetivo incentivar, capacitar e desenvolver diferentes competências de trabalhadoras e trabalhadores deste setor econômico. Dentre as atividades do nosso plano de ação, vamos também auxiliar estes artesãos ao cadastro nacional”, acrescentou a secretária Luzinete Souto.

Com relação ao cadastro nacional do artesão, a Secretaria Municipal de Turismo de Mucuri também começou desde o último dia 23 de março, o cadastramento de artesãs e artesãos do município através de formulário online. O cadastramento é aceito até o próximo dia 15 de abril de 2021. O objetivo principal é obter informações para o planejamento das ações de fomento para o setor artesanal da SETUR – Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Segundo ainda Luzinete Souto, secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, o cadastramento está sendo desenvolvido com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. Como ferramenta de captação de dados do setor artesanal, a SETUR permite o cadastramento único dos artesãos do município de Mucuri de modo a agregar as informações em âmbito nacional junto ao SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro.