01 de julho de 2022 10:09

Xote é o principal ritmo na 2ª noite do 25º Forró do Peroá

Seja xote, xaxado, baião, pé de serra ou eletrônico, o forró é celebrado durante todo o mês de junho, marcando a abertura dos festejos juninos em todo o Nordeste. Dando adeus a junho e recebendo julho com toda animação, as bandas que tocaram nesta quinta-feira (30), no 25º Forró do Peroá marcaram o retorno das festas presenciais que o povo tanto gosta, após dois anos com essas atividades suspensas.

Entre os dias 29 de junho a 03 de julho, o município de Mucuri revive as tradições culturais nas apresentações de artistas locais com “As tabaroas”, o ritmo do Carimbó, quadrilhas juninas, corrida de bateria, descasca camarão, torneio de dominó e muito mais.

Por ser tão forte a conservação e promoção da cultura no município de Mucuri, o Forró do Peroá que chegou à 25ª edição, inicialmente era uma festa organizada pelos pescadores e marisqueiras, sempre no feriado de São Pedro, como honra ao santo que é co-padroeiro do município e padroeiro dos pescadores pela proteção desses trabalhadores em alto-mar.

Atualmente, a Prefeitura Municipal de Mucuri através da Secretaria de Cultura e Turismo além de manter como uma das mais importantes no calendário de festas, acrescentou atrações que homenageiem não somente a São Pedro, como também os pescadores e marisqueiras.

Para o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), esse momento foi bastante aguardado, embora a atual conjuntura necessitasse de cautela no planejamento. “Inicialmente fizemos uma festa mais modesta, afinal, estamos saindo de um período onde tivemos pandemia, desastres naturais e crise por todo país. Mas em paralelo a outros investimentos e obras, reconhecemos que com toda segurança, os mucurienses merecem essa festa, principalmente nossos artistas locais, pescadores, marisqueiras e comerciantes”, pontuou o prefeito Robertinho.

Assim, toda comunidade foi envolvida na programação e na manhã desta quinta-feira (30), as escolas municipais Turma da Mônica, Ismar Teixeira Guedes e Raul Gazzinelli participaram de brincadeiras com o palhaço Perna Bamba, jogos e entretenimento na Praça do Peroá. A noite iniciou com a apresentação do Grupo Cultural Ellas, trazendo o Carimbó e as bandas Garanhões do Forró, Savana e Doutor Koch e Casinha de Sapê levaram à praça o melhor do forró, xote e o pé de serra.

Nesta sexta-feira, 01 de julho, as apresentações das escolas continuam na Praça Peroá durante o dia e à noite, a partir das 20h, a música de qualidade toma conta do local com quadrilhas juninas e as bandas Amaral é Show!, Law Lima, Trio Xote Novo e Gil Moreno.