12 de junho de 2021 04:23

Ação do Programa ‘Saúde Bucal nas Escolas’ é realizada na Creche Criança Feliz em Itabatã

A Prefeitura de Mucuri com o programa “Saúde Bucal nas Escolas”, levou até a Creche Criança Feliz, no bairro Gazinelândia, no distrito de Itabatã, nesta quinta-feira (10/06), orientações de higiene oral com escovódromos. O programa é executado por meio de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde.

A ação em prol do público infantil durou em todo horário integral das 08h às 16h, voltada para temática ¨Promoção da Saúde Bucal¨ realizada pela equipe de Saúde Bucal da unidade básica da ESF – Estratégia de Saúde da Família 005. Além das orientações e atividades práticas, os pais dos alunos receberam as tarefas semanal da creche juntamente com um kit composto por escova e creme dental.

A cirurgiã-dentista Gabriela da Silva Nogueira durante as atividades fez demonstração com base nos folders distribuídos aos pais de alunos, realizando orientação aos pais sobre: o que é cárie, causas, fatores de risco, prevenção, o impacto que essa doença tem no desenvolvimento da criança, técnicas de escovação e uso do fio dental. Segundo ela, a distribuição de um kit por aluno visa estimular a prática do cuidado com a higiene bucal, que deve ser feita corretamente desde os primeiros anos da criança. “Com a prática da escovação na escola, o hábito continuará em casa, prevenindo cáries e consequentemente problemas mais sérios”, explicou a dentista Gabriela Nogueira.

“As doenças bucais são preveníveis e a introdução com a higiene bucal durante a vida escolar é necessária para que as crianças, com a saúde em ordem, se concentrem em suas tarefas e aprendem com maior facilidade. Ver na prática esse trabalho de união entre os setores de Saúde e Educação é gratificante, pois mostra o empenho da nossa equipe no cuidado com a saúde das nossas crianças”, salientou a cirurgiã-dentista Gabriela Nogueira.

A cirurgiã-dentista Gabriela Nogueira (a esquerda) falou da importância de estimular a prática do cuidado com a higiene bucal

Para o secretário Municipal de Educação de Mucuri, professor Dalmo Costa, o acompanhamento de profissionais da área odontológica é necessário para conscientizar os alunos e familiares sobre a importância de cuidar da higiene bucal. “Obviamente a criança que tem desde cedo um acompanhamento odontológico, possui menos chances de desenvolver cárie. Os objetivos do programa “Saúde Bucal nas Escolas” desenvolvido no município de Mucuri, demonstram o compromisso do atual Governo Municipal com a educação, que também passa pela participação no processo de promoção de saúde”, destacou o secretário Dalmo Costa.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a educação é o ponto essencial de qualquer programa de saúde, porque, seus resultados são significativos, quando conseguem promover mudanças positivas no comportamento das pessoas. Para ele, a implementação de programas de educação para saúde bucal em escolas oferece às crianças o conhecimento sobre os meios efetivos para evitar as doenças bucais. A motivação é, também, um requisito indispensável para o aprendizado. E ressalta-se que um local ideal e apropriado para a introdução e o desenvolvimento da educação em saúde bucal é encontrado exatamente nas escolas primárias.