31 de março de 2023 07:00

Mucuri começa receber sinalização vertical para melhorar a informação aos usuários das vias públicas

A Prefeitura Municipal de Mucuri começou a implementação da sinalização vertical em todo o centro da cidade que recentemente recebeu obras de macrodrenagem, drenagem, requalificação de ruas e avenidas, asfaltamento das vias centrais e sinalização horizontal. A iniciativa é custeada com recursos próprios do município e as placas de sinalização que estão sendo implementadas serão para melhorar a informação aos usuários das vias públicas.

A sinalização vertical chaga para reforçar as normas de trânsito, pois a sinalização informa e orienta todos os agentes que compõem o trânsito, incluindo motoristas, motociclistas e pedestres. Afinal, a sinalização vertical se torna cada vez mais importante, pois a frota de veículos nunca para de crescer, exigindo maiores cuidados com a segurança e a qualidade do tráfego.

Após a cidade de Mucuri ter ficado de cara nova e inteligente com o novo sistema de iluminação de LED, com a chegada das obras de macrodrenagem e com o asfalto em toda região central, houve as pinturas de faixas que deram um realce a mais na obra de asfaltamento das avenidas, ruas, transversais e praças. A pavimentação asfáltica já atingiu mais de 20 ruas do centro de Mucuri e chegou o momento da Prefeitura Municipal avançar com a aplicação da sinalização vertical pelas vias públicas onde o asfalto e a sinalização horizontal passaram.

O secretário Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos de Mucuri, o engenheiro civil Victor Augusto Souza Santos, explica que a sinalização vertical faz parte do conjunto de sinalizações viárias e nada mais é do que as placas que encontramos acima e nas laterais das vias. E as placas existem, visando facilitar e organizar o tráfego de motoristas e pedestres em toda via pública ou privada.

“A sinalização vertical é uma categoria que engloba sinais colocados nas laterais ou acima das vias por meio de placas que transmitem uma mensagem aos usuários. Ela se divide, ainda, em três outros subgrupos que abrangem, cada, um conjunto de sinais com determinado objetivo. A sinalização vertical é dividida em três tipos: advertência, indicação e regulamentação, todavia, existem mais de 100 placas de sinalização vertical”, ilustra o secretário de obras Victor Augusto.

O secretário destaca que antes da sinalização vertical houve a sinalização horizontal sobre o asfalto novo, que incluiu pintura e revitalização de linhas de bordo, divisão de pista, faixas de segurança e de pedestres. O trabalho tem como objetivo melhorar as condições de tráfego de veículos e proporcionar uma mobilidade mais eficaz ao usuário em geral, mantendo a segurança de todos e, ao mesmo tempo, oferecendo um visual mais agradável ao município.

O secretário Victor Augusto lembra que o novo sistema de macrodrenagem implantado na cidade, o asfalto, a pintura da sinalização viária, a iluminação de LED e agora a sinalização vertical, tudo faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal, implantado pela gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), especialmente a iluminação de LED, que está beneficiando a cidade/sede, os distritos de Itabatã, Taquarinha e Ibiranhém, além de todos os seus outros 9 povoamentos, gerando mais economia aos cofres públicos, reduzindo os gastos com energia e manutenção. Além disso, as lâmpadas de LED proporcionam mais luminosidade impactando também na segurança pública.

Conforme o prefeito Robertinho, Mucuri recebeu um novo aspecto urbano e se tornou uma cidade elegante depois da requalificação da sua estrutura subterrânea, da chegada do asfalto, da sinalização, da iluminação e após ter recebido obras impactantes que fez a cidade pela primeira vez na história, a resistir às últimas tempestades. Segundo o prefeito Robertinho, a finalidade da sinalização além de embelezar Mucuri, é melhorar a fluidez do trânsito, principalmente, nessas vias em que ocorre maior circulação de veículos, inclusive, o município instalou tachões em vários pontos da cidade, que são dispositivos auxiliares de sinalização, refletivos de acrílico que lhe dão características retrorrefletivas mono ou bidirecionais.

“Esta mesma elegância de Mucuri estamos iniciando em Itabatã e faremos do seu distrito um digno portal de entrada para a Bahia e para o nordeste do Brasil”, disse o prefeito Robertinho. A sinalização da cidade de Mucuri contribui para uma circulação segura de veículos e pedestres, que vai se estender em outros pontos após a conclusão desta primeira etapa das obras de asfalto, que já está proporcionando mais evolução urbana, conforto e mobilidade para todos que trafegam pelos roteiros beneficiados e já mudou completamente a dinâmica da cidade, garantindo o desenvolvimento, progresso, conforto e segurança para à população, além da valorização dos empreendimentos localizados nas ruas, praças e avenidas por onde o asfalto percorreu.

Com uma população estimada em 50 mil habitantes e com o 7º maior território entre os 21 municípios do extremo sul da Bahia, com 1.775 km² de área territorial, Mucuri/sede fica sediada à beira do Oceano Atlântico e às margens do cruzamento da BA-698 com a BA-001 e o seu território é cortado de norte a sul pela rodovia federal BR-101 e o seu extremo oeste é cortado pela rodovia federal BR-418. O município passa atualmente por uma transformação urbana em razão da execução de inúmeras obras públicas em favor da sua mobilidade urbana, todas realizadas com recursos próprios.

Além da instalação da rede de energia elétrica em várias comunidades rurais do interior do município, investimentos na saúde pública, na educação, na assistência social e no meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Mucuri está executando atualmente 32 obras dentre as de infraestrutura urbana, unidades de saúde, unidades educacionais e outras 18 grandes obras serão anunciadas em breve pelo prefeito Robertinho, perfazendo até dezembro de 2023, um investimento de recursos próprios no valor ao equivalente a R$ 86 milhões.

Pular para o conteúdo