15 de fevereiro de 2021 11:40

Mucuri é o primeiro município da região a receber doses da vacina para combate ao coronavírus

amente na linha de frente de combate à pandemia.

Em Mucuri a primeira pessoa vacinada foi a técnica de enfermagem Edilma Oliveira Morais, de 61 anos, que coordena o setor de vacinas no município e será a responsável por imunizar os seus colegas que atuam na linha de frente de combate à Covid-19. Logo depois foram vacinados o técnico em radiologia José Carlos Nunes Coelho, de 60 anos e a médica Júlia Caroliny Nogueira Borges. Na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, uma equipe do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul (NRS), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (SASAB), chegou a Mucuri trazendo o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19. Inicialmente foram destinadas ao município 240 doses da vacina Coronavac.

No total, segundo Rodrigo Kuada, diretor regional do NRS, os 13 municípios do baixo extremo sul estão recebendo 5.200 doses e nesta fase serão imunizados especificamente os profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente de combate à pandemia.

“Apesar de sabermos que nesta fase apenas começarão a ser imunizados os profissionais de saúde que atuam diretamente com a Covid-19, é um momento histórico para todos nós, afinal, marca o início da vacinação contra este vírus que já tirou tantas pessoas queridas do nosso meio. O nosso compromisso como agentes políticos que somos, é continuar trabalhando nas articulações, até que consigamos imunizar todo a nossa população”, disse Roberto Figueiredo.

Já Fernando Jardim, secretário municipal de Saúde, detalhou o processo inicial da vacinação, relatando a importância da conscientização da população, para que todos os protocolos do Ministério da Saúde (MS), sejam rigorosamente cumpridos. “A nossa equipe de saúde já foi toda preparada para o cumprimento dos protocolos de vacinação. Temos que segui-los, manda-los ao Ministério da Saúde, para que estejamos inseridos nas próximas etapas”, falou.

“Montamos toda a logística para que as doses da vacina chegassem a todos os municípios da região. Registro aqui a felicidade de iniciar esse processo por Mucuri, onde sei que o gestor municipal e toda sua equipe de governo, estão empenhados com a melhoria da saúde da população”, comentou Rodrigo Kuada.

“Aqui estamos neste momento histórico e apesar da saudade daqueles que se foram, agora temos o desafio de imunizar a quem de direito. Aos profissionais de saúde, esses guerreiros que ao longo dos meses colocam em risco suas próprias vidas, cabe a responsabilidade de também acompanhar e fiscalizar, afinal, também somos os olhos da sociedade”, argumento o prefeito Robertinho.

O lugar escolhido para a vacinação dos primeiros profissionais de saúde em Mucuri, foi a Clínica Júlio de Oliveira Filho, na sede. No fim da manhã a equipe de Vigilância Epidemiológica seguiu para o Hospital São José, no distrito de Itabatã e nos próximos dias passará a visitar as demais localidades do município, onde outros profissionais da área de saúde também serão vacinados.

Chagada

Na madrugada desta terça-feira, 19, as primeiras doses da Vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegaram de avião no Aeroporto de Teixeira de Freitas.

A distribuição das 6 milhões de doses disponíveis foi iniciada nesta última segunda-feira (18), chegando primeiro nas capitais.

Em Teixeira de Freitas o avião pousou às 4h da madrugada e foi recebido por uma equipe do Núcleo Regional de Saúde (NRS) e escolta policial. Imediatamente as caixas foram conferidas, para o envio dos lotes aos 13 municípios do extremo sul, disponibilizados conforme o número de habitantes.