25 de janeiro de 2022 12:23

Prefeitura de Mucuri realiza 24 novos procedimentos de endoscopia e colonoscopia no HSJ em Itabatã

A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São José, realizou 19 procedimentos de endoscopia digestiva alta e 5 de colonoscopia, nesta segunda-feira (24/01). A endoscopia digestiva alta é um exame utilizado para identificar a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. O exame de colonoscopia é um procedimento que tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal e, identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal.

Estes exames eram realizados mensalmente, com oferta de 20 endoscopia e 6 colonoscopias toda 3ª sexta-feira do mês, foram ampliados para duas vezes por mês, dobrando a oferta mensal. Neste mês de janeiro, além dos procedimentos realizados nesta segunda-feira (24/01), a mesma quantidade está agendada para a próxima sexta-feira (28/01). A partir de fevereiro, os atendimentos serão agendados para a segunda sexta-feira e última sexta-feira de cada mês.

O médico cirurgião e endoscopista Felipe Ferreira da Mota é o responsável pelos procedimentos de endoscopia que avalia órgãos como esôfago, estômago e porções iniciais do duodeno, bem como a colonoscopia, que faz avaliação no final do intestino delgado, cólon e reto.

Quanto Custa

Para as pessoas atendidas pela Prefeitura de Mucuri através da parceria do Hospital São José de Itabatã e a secretaria Municipal de Saúde, o custo é zero para o paciente – custeado 100% pelo Governo Municipal -, pois faz parte de um conjunto de ações planejadas pela Secretaria de Saúde, sob o comando do farmacêutico bioquímico Fernando Jardim.

“Nosso objetivo é atender bem, oferecer cada vez mais opções de especialidades e favorecer o bolso do nosso munícipe. Estamos seguindo rigorosamente as recomendações do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o nosso amigo “Robertinho”, (DEM), que considera a saúde pública do município uma das maiores prioridades da sua gestão. Devemos lembrar que estes procedimentos, quando realizados em instituição particular, chegam a custar para o paciente, cerca de R$ 470,00 a endoscopia e R$ 1.200,00 a colonoscopia”, lembrou Fernando Jardim.

A Saúde é Prioridade

Para o secretário de saúde Fernando Jardim, dobrar o número de atendimentos mensal nestes procedimentos foi necessário por causa da grande demanda existente no município e o objetivo é sempre proporcionar mais e melhores recursos médicos à população no próprio município.

“Analisamos que a demanda era grande, que a fila estava crescendo e que precisávamos solucionar com urgência esta questão, pois a Policlínica que nos dá um bom suporte, também já não é suficiente. Então, com a autorização do prefeito Robertinho, dobramos a oferta dos atendimentos de endoscopia digestiva e colonoscopia. Quando se fala em melhorar a vida dos mucurienses, o prefeito Robertinho não tem medido esforços”, salientou Jardim.