11 de março de 2024 08:28

Prefeitura e EMBASA levam ação ambiental com plantio de mudas nativas e frutíferas a Escola Ismar Teixeira Guedes em Mucuri

Uma nova ação ambiental entre a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., e a Prefeitura de Mucuri através da SEMOB – Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos e SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente marcou uma nova ação de extremo valor para o meio ambiente com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas envolvendo as crianças de todas as turmas da Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, no bairro Califórnia, na zona oeste da cidade de Mucuri.

Tratou-se de uma primeira etapa do plantio de árvores no intuído de proporcionar atividades de educação ambiental de maneira prática junto às crianças da Escola e a iniciativa surgiu a partir do projeto ITG Sustentabilidade, um projeto de educação ambiental que vêm sendo desenvolvido pela coordenação da Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes. A partir da articulação junto à SEMOB e SEMAM foi-se elaborado um plano de arborização para as dependências da escola, visando proporcionar área de lazer e sombreamento natural que se encontra faltante.

Estiveram presentes nos trabalhos: EQUIPE DA ESCOLA – a diretora Rozeni Maria de Lourdes, a coordenadora de projetos Maria José Gonçalves Souza Ponciano, do administrativo Maria de Fátima da Silva Carneiro, o coordenador pedagógico Carlos Gomes Fonseca e o orientador Paulo Cesar Barbosa. EMBASA – os técnicos Márcio Marques da Silva e Edenildo Conceição Neves. SECRETARIA DE OBRAS – O engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda dos Santos. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE – o biólogo Sandro Akhenaton Sulz Barros Barbosa. Além do engenheiro agrônomo Kenji Tamaki, da Fazenda Nikkey, que tem parceria com a Prefeitura de Mucuri em algumas atividades e vêm colaborando com doação de insumos.

Na ocasião foram plantadas 20 árvores nativas e frutíferas, entre elas, ipês, cajueiro, ingá, plantadas em harmonia com as estruturas existentes, todas as turmas da Escola participaram do plantio, acompanhando uma pequena explicação da espécie plantada e importância da árvore para a qualidade de vida da sociedade e a necessidade de se promover o plantio de árvores. Para tornar a oficina interativa as próprias crianças auxiliaram no plantio removendo a planta dos compartimentos, aterrando e regando as mudas.

Os professores também participaram integralmente da atividade que durou cerca de 2 horas, na manhã desta última sexta-feira (08/03). Para as próximas etapas planeja-se executar a arborização da parte externa da escola, na área de estacionamento e ainda em outras áreas internas de acordo com a necessidade. O projeto ITG Sustentabilidade conta ainda com outras iniciativas em torno de hábitos sustentáveis em pautas como reciclagem, uso consciente e cuidados com a natureza.

A professora Rozeni Maria de Lourdes, diretora da Escola Municipal Ismar Teixeira Guedes, festejou a ocorrência das atividades. “Nossos alunos tiveram uma ótima experiência com o plantio, na data de hoje. Agora, vamos incentivá-los a cuidem das árvores que plantaram. Além da riqueza natural, o fornecimento de sombra e abrigo para algumas espécies animais, os nossos alunos vivenciaram na prática o que aprendem em sala de aula, onde abordamos sobre a preservação do meio ambiente, a importância em não descartar lixo em vias públicas, em não desmatar. Mas quando vão a campo, eles conhecem efetivamente a prática e a importância de uma árvore na vida humana. Daqui a um tempo eles vão apreciar este local de uma outra forma e vão entender melhor a importância das árvores que ajudaram a plantar. Afinal, são com as árvores que os animais e os humanos vivem melhor”, destacou a diretora.

O engenheiro ambiental e sanitarista Yuri Miranda, da Secretaria Municipal de Obras, lembra que além desta nobre ação com os alunos da Escola Ismar Teixeira Guedes, desde 2021, no início desta atual gestão, que o Município de Mucuri em parceria com a EMBASA, vem plantando centenas de árvores nos mais diversos pontos da cidade por meio do Projeto “Estação Verde”. Somente nos últimos três anos já foram mais de 2 mil mudas plantadas de árvores nativas, inclusive, centenas de Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Aroeira e Pitanga, que são árvores que vão gerar sombra, cheiro agradável e raízes no sentido vertical, eliminando o risco futuro de atingir as edificações na zona urbana, possibilitando um futuro mais agradável, bonito e mais verde à população. Segundo ainda o engenheiro Yuri Miranda, a parceria com a EMBASA se objetiva plantar 3 mil mudas de espécies nativas em inúmeros espaços públicos do município de Mucuri até dezembro de 2024 em Mucuri.