08 de março de 2024 14:31

Projeto “Parabéns pra você” proporciona momentos de comemoração no aniversário de pacientes mucurienses

A manhã desta sexta-feira, 08 de março, foi duplamente especial para algumas pacientes da UBS 09 em Mucuri/Sede, pois além de celebrar o Dia Internacional da Mulher ainda comemoraram a passagem dos aniversários natalícios.

Este momento de descontração faz parte do programa “Parabéns pra você”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde com foco na assistência humanizada prestada aos pacientes, proporcionando mais alegria e homenagens aos pacientes que são acompanhados pelas Unidades de Saúde do município de Mucuri.

Entre as pacientes aniversariantes, receberam os “Parabéns”: Ana Conceição, Nubia Lafaiete e Selma Conceição. A culminância deste dia foi marcada pelas homenagens ao dia das mulheres, bem como às servidoras e pacientes que estiveram na UBS 09, que também aproveitaram a oportunidade para anunciar as atividades da Campanha Março Lilás, que será desenvolvida durante todo este mês.

Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Assim, em março, a Saúde municipal promove esta campanha para conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, sobre os sintomas e como se prevenir.

A campanha, consequentemente, alerta também sobre a relevância que a proteção contra as ISTs tem, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.

Por isso, as equipes são incentivadas a trabalhar com o público feminino a manutenção de uma rotina frequente de idas ao ginecologista, agendamento de exames preventivos que são realizados gratuitamente na rede básica, como o papanicolau, que ajuda a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero.